segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Brasileiros aderem aos cursos pelo computador

Mais de dois milhões de pessoas já testaram os cursos onde os professores estão a quilômetros de distância.

Você já pensou em ampliar seus conhecimentos usando o computador? Mais de dois milhões de pessoas estão matriculadas em cursos onde os professores estão a quilômetros de distância.

A gerente de vendas Roseana de Paula divide o tempo entre a filha e as aulas de administração. Ela faz o curso superior à distância e se forma em 2012. Afinal, seria difícil freqüentar a faculdade todos os dias.

“Eu posso estar acompanhando as aulas pela internet e só tenho que fazer um dia de prova que é presencial", contou Roseana.

Este tipo de ensino cresce rapidamente. Em 2000, só sete instituições ofereciam cursos pela internet. Agora, são mais de 200.

A Associação Brasileira de Educação à Distância calcula que mais de dois milhões de pessoas utilizaram computador para estudar à distância em 2007, quando foi feito o último levantamento.

Na verdade, os cursos à distância ainda tem um longo caminho a percorrer principalmente no Norte e Nordeste. O Maranhão, por exemplo, é o Estado brasileiro com menos acesso á internet. Só 5% da população está conectada à rede mundial de computadores. Mesmo na capital ainda tem muita gente que nem sabe o que é internet.

Mas não basta ter computador e internet. Estudar sem lousa, carteira e professores por perto é muito difícil. O maior desafio nos cursos virtuais é evitar a evasão.

“Nós somos criados numa cultura extremamente presencial, em que o professor fica do teu lado e te orienta”, explicou Nara Pimentel, coordenadora do Ministério da Educação.

Para o professor Francisco Moreno, que depende de uma cadeira de rodas, estudar em casa facilita muito. Ele comprou o computador, instalou rede telefônica e agora faz um curso superior de matemática à distância. Tudo para melhorar o desempenho em sala de aula.
Acesso em: 14.Dezembro.2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário