quarta-feira, 24 de março de 2010

Cursos Gratuitos de Qualificação Profissional


Olá, pessoal! Divulguem estes cursos do Instituto Calábria para quem insteressar possa. Abraços!


Se estiver procurando o primeiro emprego ou desempregado, venha qualificar-se gratuitamente.


Opções de Curso:



  • Mecânica de Suspensão - tarde

  • Mecância de Transmissão - manhã

  • Auxiliar Administrativo - manhã

  • Operador de Computador - tarde

  • Operador de Telemarketing - tarde


Carga horária de todos os cursos: 200 horas


Público Alvo:



  • Idade a partir de 18 anos;

  • Escolaridade mínima: 6ª série do ensino fundamental;

  • Estar a procura do primeiro emprego ou desempregado.


Documentação:



  • Cópia do RG, CPF, PIS, carteria de trabalho, título de eleitor;

  • 2 fotos 3x4;

  • Comprovantes de residência, de renda própria e/ou familiar, de escolarização e certificado de reservista.


Previsão de Início 12/04, se fechar turma.

Matrículas de 05/04 à 09/04/2010.


Endereço:


Centro de Educação São João de Calábria

Estrada Aracajú, 650 - Nonoai

Porto Alegre/RS

Telefone: 3245-7223

segunda-feira, 22 de março de 2010

Ser Professor Hoje

Bom professor é aquele que valoriza todas as potencialidades do aluno. Este precisa sentir que é aceito, amado e respeitado. Sua atividade deve ser uma manifestação de ternura e vigor.

O bom professor, na construção do coletivo em sala de aula, educa para a responsabilidade, desenvolvendo a auto-estima e a auto-confiança.

O bom professor não sabe apenas transmitir conhecimentos, mas é o motivador, o articulador, o doador, o esclarecedor.

O bom professor é alguém que leva o aluno a reconstruir suas estruturas e a construir outras novas, não levando simplesmente à memorização e acumulação passiva de informações.

O bom professor implementa, cria e aplica atividades interessantes, ricas e variadas, em função das características, necessidades e realidades dos alunos aos quais serve.

O bom educador planeja e troca experiências com seus alunos, recupera e trabalha com a fala e as hipóteses destes, para melhor avaliar seu trabalho. Ele é capaz de coordenar esse processo que favorece o trabalho coletivo.

O educador consciente da importância do seu trabalho, da sua função, enfatiza, valoriza e incentiva o pensamento e a criatividade do aluno na resolução de situações diversas.

Todo bom educador assume o papel de problematizador, para que os alunos busquem novas conclusões, através do conflito. Dessa forma, ele leva o aluno a observar, comparar, classificar, analisar, sintetizar, interpretar, criticar, imaginar, aplicar, concluir, transferir, decidir...

Este educador, para oferecer uma aprendizagem de qualidade ao aluno, mantém um compromisso permanente:

  • com a melhoria do que ensina (valores, habilidades e conhecimentos);
  • com a melhoria de como ensina (métodos, técnicas);
  • com a melhoria dos materiais que usa para ensinar (livros, jornais, vídeos...);
  • com a melhoria das estratégias de avaliação (desempenhos, projetos etc.);
  • com a utilização de variadas tecnologias de aprendizagem e de ensino, na intenção de enriquecer a sua prática pedagógica;
  • com a participaçao em eventos, cursos de capacitação e atualização, de crescimento humano, social e profissional.


O bom educador não convive com fracassos, não avalia baseado no medo, nas notas, no erro, na crítica pura dos pontos fracos.

O bom educador, ao contrário, constrói um clima de estimulação, cooperação, autonomia, parceria, confiança e sucesso do aluno.

O bom educador, por fim, em uma sociedade transformadora e em constantes mudanças, forma cidadãos críticos e atuantes, trabalhando o aluno na sua totalidade e individualidade.

O bom educador promove assim um processo educativo que satisfaz e capacita o aluno a poder intervir, transformando e melhorando a sua sociedade.



Instituto Vicente Pallotti
Acesso em: 22.Mar.2010

quarta-feira, 17 de março de 2010

Grupo de Ação Voluntária Francisco de Assis

Olá, pessoal! O vídeo abaixo é de uma instituição muito legal, em que já trabalhei, e que presta serviços pedagógicos, no contra turno escolar, a crianças da Vila Planalto, zona norte de Porto Alegre, e adjacências. O trabalho deles é inspirador, mas precisam de auxílio para manter esta qualidade. Fica a indicação para quem souber de alguém que possa ajudar apadrinhando uma das crianças, doando artigos para o Brechó ou contribuindo financeiramente. Voluntários são bem vindos! Abraços!

segunda-feira, 15 de março de 2010

Softwares educativos e objetos de aprendizagem

Olá, pessoal! Achei bastante interessantes este artigo "Softwares educativos e objetos de aprendizagem:Um olhar sobre a análise combinatória",indicado por minha aluna e colega de profissão, Deloni Mossmann Siqueira. Espero que gostem, abraços!

quinta-feira, 11 de março de 2010

Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas - últimos dias para inscrições!

O Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas - a escola aprendendo com as diferenças - valoriza as iniciativas de quem trabalha para garantir o direito de todos à educação. São diretores, equipe docente, alunos, pais, entre outros, que colocam na prática políticas, programas e ações para efetivar o direito à educação dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

Um reconhecimento às escolas que trabalham para garantir o acesso, a participação e a aprendizagem de todos os alunos. Inscrições de 16 de novembro de 2009 a 12 de março de 2010.

Premiação

As 5 (cinco) escolas premiadas (uma em cada região) receberão como prêmio:

* Diploma;
* R$ 8.000,00 (oito mil reais), sob o patrocínio da Fundação MAPFRE/OEI;
* Apresentação da experiência premiada, por 2 (dois) representantes da escola no Seminário Nacional Educação Inclusiva;
* Divulgação da experiência em publicação conjunta da Secretaria de Educação Especial - SEESP/MEC e da OEI.

Maiores Informações em: http://peei.mec.gov.br/

quarta-feira, 10 de março de 2010

Crônica

O mulherão

Peça para um homem descrever um mulherão. Ele imediatamente vai falar do tamanho dos seios, na medida da cintura, no volume dos lábios, nas pernas, bumbum e cor dos olhos. Ou vai dizer que mulherão tem que ser loira, 1,80m, siliconada, sorriso colgate. Mulherões, dentro deste conceito, não existem muitas: Vera Fischer, Leticia Spiller, Malu Mader, Adriane Galisteu, Lumas e Brunas. Agora pergunte para uma mulher o que ela considera um mulherão e você vai descobrir que tem uma a cada esquina.
Mulherão é aquela que pega dois ônibus por dia para ir ao trabalho e mais dois para voltar, e quando chega em casa encontra um tanque lotado de roupa e uma família morta de fome. Mulherão é aquela que vai de madrugada para a fila garantir matricula na escola e aquela aposentada que passa horas em pé na fila do banco para buscar uma pensão de 100 Reais.
Mulherão é a empresária que administra dezenas de funcionários de segunda a sexta, e uma família todos os dias da semana. Mulherão é quem volta do supermercado segurando várias sacolas depois de ter pesquisado preços e feito malabarismo com o orçamento. Mulherão é aquela que se depila, que passa cremes, que se maquia, que faz dieta, que malha, que usa salto alto, meia-calça, ajeita o cabelo e se perfuma, mesmo sem nenhum convite para ser capa de revista.
Mulherão é quem leva os filhos na escola, busca os filhos na escola, leva os filhos para a natação, busca os filhos na natação, leva os filhos para a cama, conta histórias, dá um beijo e apaga a luz. Mulherão é aquela mãe de adolescente que não dorme enquanto ele não chega, e que de manhã bem cedo já está de pé, esquentando o leite.
Mulherão é quem leciona em troca de um salário mínimo, é quem faz serviços voluntários, é quem colhe uva, é quem opera pacientes, é quem lava roupa pra fora, é quem bota a mesa, cozinha o feijão e à tarde trabalha atrás de um balcão. Mulherão é quem cria filhos sozinha, quem dá expediente de oito horas e enfrenta menopausa, TPM, menstruação. Mulherão é quem arruma os armários, coloca flores nos vasos, fecha a cortina para o sol não desbotar os móveis, mantém a geladeira cheia e os cinzeiros vazios. Mulherão é quem sabe onde cada coisa está, o que cada filho sente e qual o melhor remédio pra azia.

LUMAS, BRUNAS, CARLAS, LUANAS E SHEILAS: Mulheres nota dez no quesito lindas de morrer, mas MULHERÃO É QUEM MATA UM LEÃO POR DIA.
Martha Medeiros

segunda-feira, 8 de março de 2010

Feliz Dia Internacional da Mulher!

As flores irradiam a glória e a beleza de Deus-Mãe, pois ela caminha sobre a Terra em cada mulher.
Mulher! Todos os grandes senhores te reverenciam no dia de hoje, pois eles nasceram do teu ventre.
Mulher! Além de todos os poderes cósmicos, levas dentro de ti a semente sagrada que provê a vida.
Tu és o mais belo pensamento de Deus. Teu coração é manancial de sabedoria. De teu íntimo brota a força amorosa que nutre, regenera e ressuscita.
Homem! Neste dia internacional da mulher, lembra-te que podes divinizar-te pela admiração da mulher.
Estás aflito? Recorre à mulher. Ela é o consolo dos aflitos.
Estás enfermo? O toque da mulher é curativo.
Queres descobrir os mistérios da Divindade? Busca compreender o coração da mulher. Porque quem não reverencia a mulher, fecha as portas à graça e à beleza.
Mulher! Ao olhar-te no espelho, reconhece ali a Mãe Divina! Mira-te nela! Encarna com dignidade os dons femininos de amor, fidelidade, pureza, sensibilidade, compreensão, delicadeza, generosidade, doçura, abnegação, serenidade e o dom de tudo embelezar.
Mulher! Não te deixes corromper pela futilidade e mediocridade do mundo. Aumenta ainda mais tua força, apreendendo as virtudes dos homens, mas nunca os vícios. A regeneração do mundo depende de ti, pois tens o poder de moldar o caráter de um ser, desde o teu ventre e por toda a sua vida.
Podes transformar teu lar num templo da Divina Missão de Amor. Quando defendes tua dignidade, defendes a dignidade de cada ser humano.
Mulher! Rejeita qualquer pensamento ou sentimento de rivalidade, pois isto destrói a unidade das mulheres. Caminha graciosamente, olhando sempre com admiração o teu eterno companheiro, o homem.
Mulher! Neste Dia Internacional da Mulher, dedicado a ti, todos te proclamam como a Senhora da criação e da beleza, e admiram a dádiva que é ser mulher!
Woman - John Lennon (Vídeoclipe) - http://www.youtube.com/watch?v=PaLfDnShEn0

segunda-feira, 1 de março de 2010

Judicialização das relações escolares

Olá, pessoal! Encontrei um texto sobre judicialização das relações escolares que será muito útil em nossas práticas, enquanto educadores, pais e alunos. devemos estar a par de nossos direitos e dos direitos de nossos alunos, bem como das responsabilidades de ambos. Abraços!

Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v16n58/a02v1658.pdf
Acesso em: 26/Fev/2010.